
Aprenda a metodologia que vai destravar o processo de alfabetização de crianças típicas ou atípicas.
Em 8 semanas você pode dominar a teoria e a prática de um método de alfabetização lúdico, simples e eficiente, consagrado por pesquisas há mais de 20 anos.

Conheça o Programa
Metodologia: Um passo a passo para não se perder
Ao longo desses anos de atuação e estudos, cheguei à conclusão que, na maioria das vezes, os Professores e Profissionais não são capacitados de maneira correta para Alfabetizar uma criança. A capacitação oferecida pelas graduações ou magistério não dá segurança e nem uma metodologia para que ele faça isso de forma adequada.
Além disso, muitos pais também querem auxiliar nesse processo, mas infelizmente nem sabem por onde começar para alfabetizar uma criança!
Uma coisa que escuto muito é: “Ah! Método é algo tradicional, você vai robotizar a criança, limitar sua criatividade.”
Público Alvo
Para quem é o programa
Pais e Mães
Para você, pai ou mãe, que quer alfabetizar seu filho sem sofrimentos, tendo clareza de todo o processo sabendo o que fazer e como fazer. Um verdadeiro passo passo.
Professoras e Professores
Para professores que estão cansados de metodologias ultrapassadas, soltas e que querem aprender na prática o que não foi falado na faculdade e querem ter sucesso na alfabetização.
Profissionais
Que se sentem perdidas em como abordar o processo da alfabetização, preocupados com os distúrbios de leitura, escrita e que procuram um método cientificamente comprovado.
Aprendizado
Você irá aprender:
O Curso Online tem duração de 180 horas e nele você irá aprender tudo sobre a teoria e prática para a alfabetização.
Módulo 1 - Entendendo a Alfabetização
Você já ficou em dúvida sobre o desenvolvimento infantil e o processo de alfabetização? Quais as fases de desenvolvimento e por quê elas são importantes?
Pois é neste primeiro módulo que vamos ver exatamente isso e também entender como acontece o processamento cognitivo da leitura e escrita no cérebro. Além de abordamos formas seguras nos processos de alfabetização.
Aulas:
- O que é o Proleia?
- O que é Alfabetização?
- Desenvolvimento Infantil e Alfabetização
- Processo Cognitivo da Leitura
- Processamento Cognitivo da Escrita
Módulo 2 - Processo Cognitivo das Habilidades de Alfabetização
Já no segundo módulo, você vai entender quais são os famosos pré-requisitos, as bases para alfabetizar. Sabe aquela casa que tem que ter uma boa estrutura? Então é exatamente isso! Muitas pessoas querem ensinar som de letras, mas a criança nem consegue parar para prestar atenção. Ela não consegue ter organização visual e nem motora e isso pode ser muito complicado, além da falta do pré-requisito que impede a alfabetização.
Aulas:
- Habilidades Auditivas
- Habilidades Visuais
- Habilidades Motoras
- Os três estágios da Alfabetização
- Rotas de Leitura: Rota Lexical e Rota Fonológica
Módulo 3 - Habilidades Precursoras da Alfabetização
Qual o estágio de alfabetização que minha criança está? Quais atividades posso trabalhar com ela? Assim, no terceiro módulo, continuamos a entender o processo de alfabetização, além de falar sobre Consciência Fonológica e outros temas.
Aulas
- Compreensão
- Vocabulário
- Princípio Alfabético
- Consciência Fonológica
Módulo 4 - Programa PROLEIA Embasamento Teórico e Prático
No módulo 4, vamos começar a entrar no PROLEIA, falando dos seus pressupostos teóricos. Iremos aprender a sequência e pronuncia dos fonemas, além de aprender sobre a instrução direta, que será a forma de instrução utilizada durante todo o nosso programa.
Aulas
- Embasamento Teórico
- Aprendendo Fonemas- Instrução Direta (sistematicidade)
- Integração Multissensorial
- Aprendendo Fonemas
Módulo 5 - Alfabetização nos Transtornos de Desenvolvimento
No módulo 5, vamos focar em como implementar o PROLEIA nos transtornos de desenvolvimento: Autismo, TDAH, Dislexia e Deficiência Intelectual. Teremos uma aula para cada um desses transtornos, mostrando suas particularidades e como trabalhar cada uma delas.
Aulas
- Dislexia
- TDAH
- Deficiência Intelectual
- Autismo
Módulo 6 - PROLEIA Orientações das Atividades
Finalmente chegamos no módulo 6. Iremos dar um panorama de todas as partes do PROLEIA: Princípio Alfabético, compreensão, estruturação das letras, a ordem e a sequência das atividades. Além de atividades complementares, revisões e as listas de leitura.
Aulas:
- Letras: Som, Grafema, Movimento
- Leitura e Compreensão de Texto
- Estruturação da Apresentação das Atividades
- Atividades Complementares
Módulo 7 - PROLEIA: Apresentação das Vogais e Consoantes
Agora no módulo 7, vamos colocar a mão na massa. Com os livros em mãos, vamos explicar como fazer as atividades propostas do volume 1, aprendendo as vogais, encontros vocálicos e consoantes, bem como sua grafia e suas respectivas atividades.
Aulas
- Aquecendo os Motores – Parte 1
- Aquecendo os Motores – Parte 2
- Vogais e Encontros
- Consoantes M/L
- Revisão M/L
- Aula extra Codificação e Decodificação na Prática
Módulo 8 - Apresentação de Dígrafos, Encontros Consonantais e Palavras Irregulares
E terminamos no módulo 8. Você terá as orientações do volume dois, no qual serão abordados os dígrafos, encontros consonantais e palavras irregulares.
Aulas
- Processamento Ortográfico
- Dífragos
- Encontros Consonantais
- Revisão
Teórica e Prática
O PROLEIA é composto em 2 fases:
Na parte teórica temos toda a formação online. Nela, você terá todo o embasamento teórico e explicações sobre Alfabetização, Literacia e Neurociência, além de receber orientações sobre como implementar o PROLEIA. Serão 8 Módulos, totalizando mais de 180 horas de formação e 4 aulas ao vivo para tirar dúvidas.
Na fase prática, você irá implementar os materiais físicos que integram o programa: Aquecendo os motores, Volume 1, Volume 2, letras do alfabeto e fichas de leitura, para fazer a criança realizar os exercícios práticos, tudo isso juntamente com o nosso Guia de Implementação Prática para a Alfabetização.
Depoimentos de pessoas reais
Conheça a transformação

Sua mentora
Eu sou a Luciana Brites, trabalho com Educação há mais de 27 anos.
Pedagoga, Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Univesidade Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), pós-graduação em Educação Especial pela UNIFIL Londrina (1997), pós-graduação em Psicomotricidade no ISPE-GAE São Paulo (2002), pós-graduação em Psicopedagogia pela UNIFIL (2005). É, também, coordenadora do Núcleo Abenepi em Londrina.